quarta-feira, 15 de julho de 2009

Racionais M´cs - Sobrevivendo no Inferno


Sobrevivendo no Inferno é o quarto álbum do grupo brasileiro de rap Racionais MC's, lançado em dezembro de 1997.
No final de 1997, os Racionais MC's lançaram "Sobrevivendo no Inferno", quarto disco de estúdio. O álbum ultrapassou a marca de um milhão de cópias vendidas, apesar de ter sido lançado por uma gravadora independente.[1]
Uma novidade neste CD é a aproximação do grupo com Deus, demostrada nas canções "Genesis" e "Capítulo 4, Versículo 3" (ambas de Mano Brown). Mas a força do álbum advém mais uma vez do impacto das letras que discutem temas ligados a desigualdades sociais, miséria e racismo. Os grandes sucessos foram "Diário de um Detento" (baseado no diário do preso Jocenir, ex-detento da Presídio do Carandiru), "Fórmula Mágica da Paz" e "Mágico de Oz" (de Edy Rock). O grupo ainda fez uma homenagem ao cantor Jorge Ben-Jor, ao regravar "Jorge de Capadócia". Os arranjos musicais são simples, com uma bateria básica e alguma melodia nos teclados.
O LP foi eleito em uma lista da versão brasilieira da revista Rolling Stone como o décimo quarto melhor disco brasileiro de todos os tempos.[2]
Faixas
#
Título
Autor(es)
Produtor(es)
Sample(s)
1
"Jorge da Capadócia"
Jorge Ben Jor
KL Jay
"Glory Box" por Portishead e "Ike's Rap II" por Isaac Hayes.
2
"Genesis (Intro)"
Mano Brown
KL Jay
3
"Capítulo 4, Versículo 3"
Edy Rock, Ice Blue, Mano Brown
KL Jay
"Slippin' Into Darkness" por War.
4
"Tô Ouvindo Alguém me Chamar"
Mano Brown
KL Jay
"Charisma" por Tom Browne.
5
"Rapaz Comum"
Edy Rock
KL Jay
"Black Steel in the Hour of Chaos" por Public Enemy.
6
"..."
Edy Rock
KL Jay
7
"Diário de um Detento"
Ice Blue, Jocenir, Mano Brown
KL Jay
"Easin' In" por Edwin Starr.
8
"Periferia é Periferia (Em Qualquer Lugar)"
Edy Rock
KL Jay
"Cannot Find a Way" por Curtis Mayfield.
9
"Qual Mentira Vou Acreditar?"
Edy Rock, Ice Blue, Mano Brown
KL Jay
"Hip Dip Skippedabeat" por Mtume; "Esquinas" por Djavan; "Pode Vir Quente Que Eu Estou Fervendo" por Barão Vermelho e "Chegou a Hora" por Boi Garantido.
10
"Mágico de Oz"
Edy Rock
KL Jay
"It's Too Late" por The Isley Brother's.
11
"Fórmula Mágica da Paz"
Mano Brown
KL Jay
"Attitudes" por The Bar-Kays.
12
"Salve"
Edy Rock, Ice Blue, Mano Brown
KL Jay
"Glory Box" por Portishead e "Ike's Rap II" por Isaac Hayes.

Capítulo 4, Versículo 3
Capítulo 4, Versículo 3 é a terceira faixa do disco. Escrita por Mano Brown é considerada "uma das músicas mais fortes do disco e da história do grupo". O título faz uma clara referência ao texto bíblico, apresentando a discografia do grupo como uma coletânea de ensinamentos.

Temática
Na música, que se aproxima do universo da criminalidade e da violência, o rapper cujo comportamento se assemelha ao de um bandido, esclarece que ao contrário daquele sua arma é o verbo.Esse jogo poético teria a finalidade de similar o poder das palavras ao das armas. A violência simulada também é utilizada para demonstrar força, uma tática linguística utilizada pelo RAP, onde grupos oprimidos invertem as relações de força simulando a violência.A música também é utilizada para expressar características vistas como valores morais pelo grupo, como a humildade, que manteria uma aproximação entre iguais, contrapostos por aqueles que consideram desprezíveis, seja o consumismo que os distancia, ao mesmo tempo que os aproxima do grupo visto como oposto ("branquinhos do shopping"), ou com o uso de drogas, que criam dependência e submissão.
Mídia
A canção foi apresentada ao vivo, com transmissão para todo o Brasil, durante o Video Music Brasil 1998, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo.
Download - http://www.4shared.com/file/40730511/e7c205db/1997_-_Racionais_MCs_-_Sobrevivendo_no_Inferno.html?s=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário